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76 anos e é só o começo: a história de Sylvette

76 anos e é só o começo: a história de Sylvette

76 anos e é só o começo: a história de Sylvette Pegar um ônibus até a Vila Mariana, chegar no curso, cumprimentar os amigos, ligar o computador e programar. Esse poderia ser o dia a dia de qualquer jovem apaixonado por tecnologia, mas quem tem vivido essa rotina nos últimos...

Os videogames como janela de acesso ao mundo

Os videogames como janela de acesso ao mundo

Autor: Marcelo Rigon, Psicanalista, Bacharel em Física e Game Designer há mais de 15 anos. A população com 60 anos ou mais no Brasil foi estimada em 5,9% da população em 2010 pelo IBGE e essa porcentagem subiu para 7,4% em 2012 somando, aproximadamente, 20 milhões de pessoas. Segundo dados...

Jogos Digitais e Estimulação Cognitiva

Jogos Digitais e Estimulação Cognitiva

Autora: Fabiana Satiro Pedagoga, Especialista em Gerontologia, Mestre em Psicologia da Educação e Sócia na empresa 50Mais Ativo. Um dos maiores desafios do século XXI é o envelhecimento populacional, não só em número de idosos, mas nos anos que se vive nesta faixa etária, geralmente desacompanhados de qualidade de vida....

Conexão virtual e presencial entre gerações

Conexão virtual e presencial entre gerações

Autora: Carla Oda Pesquisadora e Mestre em Psicologia Social e Saúde Mental Conexão hoje em dia nos remete imediatamente a várias palavras, tais como: tecnologia de comunicação, telefonia, internet, banda larga, fibra ótica, mobile smartphones. Tudo isso nos leva a um imediatismo, ainda que não haja urgência de tempo. É...

Videogames e Prevenção do declínio cognitivo em idosos

Videogames e Prevenção do declínio cognitivo em idosos

Autora:  Elisa Siqueira Psicóloga Comportamental e Neuropsicóloga A OMS estabelece como sendo idoso o indivíduo a partir de 65 anos de idade para os países desenvolvidos e a partir de 60 anos para os países em desenvolvimento como o Brasil. Proporcionalmente, a faixa etária acima de 60 anos é a...