Inovação em Saúde Cognitiva: Como Promover Bem-Estar e Empreender
Objetivo do Curso
O curso tem como objetivo capacitar pessoas interessadas em promover a saúde cognitiva, o bem-estar e a prevenção do declínio mental, além de empreender na área da longevidade para oferecer soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas.
Por meio de metodologias inovadoras e ferramentas tecnológicas, este programa é ideal para quem deseja adquirir conhecimentos práticos e aplicá-los em diferentes contextos, seja em suas carreiras, projetos pessoais ou na promoção do bem-estar em suas comunidades.
Conteúdo Programático
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Metodologia de Ensino e Fundamentos Científicos
- Metodologia Cérebro Ativo: Estrutura de ensino baseada em práticas pedagógicas que promovem o desenvolvimento cognitivo e a saúde mental.
- Estudos Científicos: Evidências de como jogos, exercícios mentais e atividades lúdicas impactam positivamente o cérebro, com foco em neuroplasticidade e prevenção do declínio cognitivo.
- Jogos Utilizados: Apresentação e análise dos principais jogos utilizados no programa, com ênfase nos objetivos e benefícios cognitivos específicos de cada jogo.
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Aplicativo Cérebro Ativo: Jogos e Benefícios
- Exploração dos Jogos no Aplicativo: Demonstração prática dos jogos disponíveis no aplicativo Cérebro Ativo, ensinando como utilizá-los em diferentes contextos.
- Benefícios Cognitivos: Como os jogos impactam diferentes áreas do cérebro (memória, atenção, raciocínio lógico, etc.) e contribuem para a saúde cognitiva.
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Gamificação no Processo de Ensino
- Conceitos de Gamificação: Como utilizar elementos de jogos para engajar e motivar os alunos.
- Aplicação Prática: Criação de dinâmicas de gamificação nas aulas do Cérebro Ativo, estimulando o aprendizado contínuo.
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Introdução à Inteligência Artificial
- Fundamentos da IA: Como a inteligência artificial pode ser usada para melhorar a experiência de ensino-aprendizagem.
- Aplicação na Saúde Cognitiva: Utilização da IA para personalizar planos de atividades, monitorar o progresso dos alunos e ajustar o nível dos desafios.
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Como Fazer um Pitch
- Estruturação do Pitch: Técnicas para construir uma apresentação clara e convincente sobre o Cérebro Ativo.
- Comunicação Eficaz: Como apresentar as vantagens do programa para diferentes públicos, desde investidores a coordenadores de centros de convivência e gestores de condomínios.
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Introdução à Educação Financeira
- Noções Básicas de Finanças: Princípios fundamentais de finanças pessoais e como aplicá-los no cotidiano.
- Gestão Financeira: Como organizar seus próprios negócios, gerenciar turmas e maximizar rendimentos ao oferecer o Cérebro Ativo em diferentes locais.
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Compreendendo a Doença de Alzheimer
- O que é a Doença de Alzheimer?: Conceitos, sintomas e estágios da doença.
- Prevenção e Cuidados: Como as atividades e jogos do Cérebro Ativo podem ser utilizados como ferramenta de prevenção e estimulação cognitiva para pessoas em risco ou com sintomas iniciais da Doença de Alzheimer.
Informações do Curso
- Carga horária total: 24 horas
- Formato: Online
- Certificação: Inovação em Saúde Cognitiva: Como Promover Bem-Estar e Empreender
Público-alvo
O curso é voltado para empreendedores, profissionais de saúde, educadores, cuidadores, terapeutas ocupacionais, gestores de Centros de Convivência, Centros Dia e ILPIs.
Todos que desejam contribuir para o bem-estar mental e a saúde cognitiva são bem-vindos a se inscrever, pois o conhecimento adquirido beneficiará todos os participantes, ampliando suas habilidades e impactando positivamente suas comunidades.
Datas das Turmas
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Início das aulas: 02/12/2024
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Aulas de segunda a quinta-feira das 18h30 às 21h30
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Aulas nos dias: 2/12, 3/12, 4/12, 5/12, 9/12, 10/12, 11/12 e 12/12
Instrutores:
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Fabio Ota
CEO da ISGAME e idealizador do Programa Cérebro Ativo
Doutorando pela USP: Videogame, Inteligência Artificial e melhora cognitiva em Pessoas Idosas.
MBA em Gestão Estratégica de TI pela FGV/SP
Pesquisador Responsável pelo Projeto “O uso de Videogames no monitoramento e manutenção da saúde física e mental” – FAPESP / PIPE INVEST
Pesquisador Responsável pelo Projeto “Programação de jogos para o desenvolvimento do raciocínio lógico e prevenção do declínio cognitivo em idosos” – FAPESP / PIPE Fases 1 e 2
Pesquisador Associado do Projeto “Violência contra idosos: Intervenções baseadas na construção de jogos com estudantes universitários” – FAPESP / FAMEMA
Professor convidado na Especialização em Geriatria do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. -
Luciana Niwa
Mestre em Cuidados em Saúde pela EEUSP
Especialista em Enfermagem Geronto-Geriátrica pela UNIFESP
Graduada em Enfermagem pela FAMEMA. -
Ana Bonilha
Doutora em Saúde Coletiva pela UNIFESP – Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina.
Graduada em Gerontologia pela USP. -
Saiti Hirata
Graduado em Ciência de Computação pela USP
Mais de 50 anos de experiência nas áreas de TI e Programação.