Inovação em Saúde Cognitiva: Como Promover Bem-Estar e Empreender

Objetivo do Curso

O curso tem como objetivo capacitar pessoas interessadas em promover a saúde cognitiva, o bem-estar e a prevenção do declínio mental, além de empreender na área da longevidade para oferecer soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas.

Por meio de metodologias inovadoras e ferramentas tecnológicas, este programa é ideal para quem deseja adquirir conhecimentos práticos e aplicá-los em diferentes contextos, seja em suas carreiras, projetos pessoais ou na promoção do bem-estar em suas comunidades.


Conteúdo Programático

  1. Metodologia de Ensino e Fundamentos Científicos

    • Metodologia Cérebro Ativo: Estrutura de ensino baseada em práticas pedagógicas que promovem o desenvolvimento cognitivo e a saúde mental.
    • Estudos Científicos: Evidências de como jogos, exercícios mentais e atividades lúdicas impactam positivamente o cérebro, com foco em neuroplasticidade e prevenção do declínio cognitivo.
    • Jogos Utilizados: Apresentação e análise dos principais jogos utilizados no programa, com ênfase nos objetivos e benefícios cognitivos específicos de cada jogo.
  2. Aplicativo Cérebro Ativo: Jogos e Benefícios

    • Exploração dos Jogos no Aplicativo: Demonstração prática dos jogos disponíveis no aplicativo Cérebro Ativo, ensinando como utilizá-los em diferentes contextos.
    • Benefícios Cognitivos: Como os jogos impactam diferentes áreas do cérebro (memória, atenção, raciocínio lógico, etc.) e contribuem para a saúde cognitiva.
  3. Gamificação no Processo de Ensino

    • Conceitos de Gamificação: Como utilizar elementos de jogos para engajar e motivar os alunos.
    • Aplicação Prática: Criação de dinâmicas de gamificação nas aulas do Cérebro Ativo, estimulando o aprendizado contínuo.
  4. Introdução à Inteligência Artificial

    • Fundamentos da IA: Como a inteligência artificial pode ser usada para melhorar a experiência de ensino-aprendizagem.
    • Aplicação na Saúde Cognitiva: Utilização da IA para personalizar planos de atividades, monitorar o progresso dos alunos e ajustar o nível dos desafios.
  5. Como Fazer um Pitch

    • Estruturação do Pitch: Técnicas para construir uma apresentação clara e convincente sobre o Cérebro Ativo.
    • Comunicação Eficaz: Como apresentar as vantagens do programa para diferentes públicos, desde investidores a coordenadores de centros de convivência e gestores de condomínios.
  6. Introdução à Educação Financeira

    • Noções Básicas de Finanças: Princípios fundamentais de finanças pessoais e como aplicá-los no cotidiano.
    • Gestão Financeira: Como organizar seus próprios negócios, gerenciar turmas e maximizar rendimentos ao oferecer o Cérebro Ativo em diferentes locais.
  7. Compreendendo a Doença de Alzheimer

    • O que é a Doença de Alzheimer?: Conceitos, sintomas e estágios da doença.
    • Prevenção e Cuidados: Como as atividades e jogos do Cérebro Ativo podem ser utilizados como ferramenta de prevenção e estimulação cognitiva para pessoas em risco ou com sintomas iniciais da Doença de Alzheimer.

Informações do Curso

  • Carga horária total: 24 horas
  • Formato: Online
  • Certificação: Inovação em Saúde Cognitiva: Como Promover Bem-Estar e Empreender

Público-alvo

O curso é voltado para empreendedores, profissionais de saúde, educadores, cuidadores, terapeutas ocupacionais, gestores de Centros de Convivência, Centros Dia e ILPIs.

Todos que desejam contribuir para o bem-estar mental e a saúde cognitiva são bem-vindos a se inscrever, pois o conhecimento adquirido beneficiará todos os participantes, ampliando suas habilidades e impactando positivamente suas comunidades.


Datas das Turmas

  • Turma à Noite: 04/11/2024 até 14/11/2024 – aulas de segunda a quinta das 18h30 às 21h30
  • Turma Sextas-feiras: 01/11/2024 até 13/12/2024 – aulas de sexta-feira das 8h às 12h
    (Aulas: 01/11, 08/11, 22/11, 29/11, 06/12 e 13/12)

👨🏫 Instrutores:

  • Fabio Ota
    CEO da ISGAME e idealizador do Programa Cérebro Ativo
    Doutorando pela USP: Videogame, Inteligência Artificial e melhora cognitiva em Pessoas Idosas.
    MBA em Gestão Estratégica de TI pela FGV/SP
    Pesquisador Responsável pelo Projeto “O uso de Videogames no monitoramento e manutenção da saúde física e mental” – FAPESP / PIPE INVEST
    Pesquisador Responsável pelo Projeto “Programação de jogos para o desenvolvimento do raciocínio lógico e prevenção do declínio cognitivo em idosos” – FAPESP / PIPE Fases 1 e 2
    Pesquisador Associado do Projeto “Violência contra idosos: Intervenções baseadas na construção de jogos com estudantes universitários” – FAPESP / FAMEMA
    Professor convidado na Especialização em Geriatria do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.

  • Luciana Niwa
    Mestre em Cuidados em Saúde pela EEUSP
    Especialista em Enfermagem Geronto-Geriátrica pela UNIFESP
    Graduada em Enfermagem pela FAMEMA.

  • Ana Bonilha
    Doutora em Saúde Coletiva pela UNIFESP – Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina.
    Graduada em Gerontologia pela USP.

  • Saiti Hirata
    Graduado em Ciência de Computação pela USP
    Mais de 50 anos de experiência nas áreas de TI e Programação.